Candidíase

HomeCandidíase

Candidíase é problema de muitas mulheres?

Mais comumente causada pelo fungo CandidaAlbicans, a candidíase é uma doença que pode acometer qualquer parte do corpo humano, mas atinge mais frequentemente os órgãos genitais gerando grande incomodo como coceira, ardência ou dor ao urinar, vermelhidão, dor durante as relações sexuais e corrimento branco e espesso. Ela não é considerada uma DST (doença sexualmente transmissível), pois o fungo vive naturalmente na flora vaginal e só se torna um problema quando se prolifera de maneira desenfreada.

O método diagnóstico mais comum é o exame realizado em consultório ginecológico. O médico, com base nas queixas da paciente, no exame clínico, que identifica o tipo de corrimento característico que, combinado aos sintomas presentes e eventualmente após a realização de exames adicionais, caracteriza a enfermidade. O fungo causador da candidíase pode ser encontrado no exame de Papanicolaou, no qual é feita a raspagem do canal vaginal e colo do útero para análise laboratorial. Encontrar o fungo no laudo não significa que a paciente tenha a candidíase. A bacterioscopia, exame em que a secreção vaginal é analisada em laboratório, também pode auxiliar no diagnóstico. Estima-se que 75% das mulheres têm essa infecção pelo menos uma vez na vida.

Para o tratamento da doença são recomendadas medidas simples:

• Devem-se evitar vestuários inadequados;
• Não praticar duchas vaginais;
• Não utilizar desodorantes íntimos;
• Abstinência sexual durante o tratamento;
• Utilizar camisinha.

Juntamente com essas indicações é recomendado o uso de antibióticos via oral, além da utilização de creme vaginal de uso tópico. Todo tratamento deve ser indicado por um especialista, pois cada doença possui a sua indicação adequada.