Medicina Fetal & Obstetrícia

HomeMedicina Fetal & Obstetrícia

A obstetrícia é a especialidade destinada a cuidar da mulher grávida durante a gestação, parto e pós-parto. O profissional dessa área orienta a mulher com aconselhamento pré-gestacional e cuida de todas as etapas da gestação, do parto e do puerpério em seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que zela pelo desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto.

NA CLÍNICA DRA RENATA MURAD MACEDO, NOSSA ESPECIALIDADE É O ACOMPANHAMENTO DE GESTAÇÕES DE ALTO RISCO E DE RISCO HABITUAL. PARA ISSO, DISPOMOS DE ALGUNS EXAMES DE ALTA TECNOLOGIA E ESPECIALIZAÇÕES REFINADAS, NOSSO MAIOR DIFERENCIAL:

Amniocentese

A A amniocentese, é exame invasivo, para coleta de líquido amniótico e estudo de células fetais para cariótipo fetal, exames genéticos e pesquisa infecciosa no feto. O exame é realizado sob visão ultrassonográfica e uma pequena agulha é inserida na cavidade amniótica, em torno de 20 ml de líquido amniótico são aspirados. O risco de perda fetal é de 0,5%.

Ultrassonografia transvaginal obstétrica

E Exame realizado por via transvaginal, feito até aproximadamente 10 emanas de gestação. Avalia a viabilidade da gestação e extremamente fiel na datação da gravidez. .

Ultrassonografia Obstétrica Morfológica de 1º trimestre

A A ultrassonografia morfológica fetal de 1º trimestre é aquela feita entre 11 e 13 semans e 6 dias de gravidez. Tem como objetivo avaliar detalhadamente a anatomia fetal, confirmar a idade gestacional, avaliar parâmetros ultrassonográficos que permitem calcular riscos de anomalias cromossômicas ( risco para Síndrome de Down e outras doenças), de pré eclâmpisa e restrição de crescimento intra uterino.

Ultrassonografia Obstétrica Morfológica de 2º trimestre

A A ultrassonografia morfológica de 2º trimestre deve ser realizada entre 20 e 24 semanas de gestação. Além da avaliação detalhada da anatomia do feto, com finalidade de confirmar a normalidade, detectar possíveis má formações ou sinais que sugiram a possibilidade de doenças infecciosas e genéticas; avalia-se o risco de parto prematuro, pré eclampsia e restrição de crescimento intra uterino.

Ultrassonografia Obstétrica Morfológica de 3º trimestre

O O exame é realizado entre o início da 28ª semana até o final de 32ª semana de gravidez e avaliará as estruturas completas do feto, o líquido amniótico, cordão umbilical e placenta. Além de verificar o crescimento, posição do feto e o bem estar fetal.

Dopplerfluxometria Obstétrica (Ultrassonografia Obstétrica com Doppler)

T Tem como objetivo avaliar as circulações sanguíneas do feto, entre o feto e a placenta e entre a mãe e a placenta. Além disso avalia-se também a anatomia, crescimento, a posição e a apresentação do bebê, a quantidade de líquido amniótico e as características da placenta.

Ultrassonografia Obstétrica com Perfil Biofísico Fetal

E Exame realizado a partir de 28 semanas, inclui o estudo do líquido amniótico, movimentação fetal, Tônus fetal, movimentos respiratórios e cardiotocografia. Tem por objetivo a avaliação da vitalidade fetal

Ultrassonografia Obstétrica

E Exame realizado para avaliar a presença de gravidez, a idade gestacional, o desenvolvimento do feto e alguns aspectos de sua anatomia. Serão avaliadas também as características da placenta, do cordão umbilical e do líquido amniótico.

Ecocardiografia Fetal

A A ecocardiografia fetal é um exame que permite avaliar o desenvolvimento, a função e a anatomia do coração do feto ainda durante a gravidez. O exame complementa a avaliação do Ultrassom morfológico e também possibilita o planejamento do parto para receber e tratar devidamente o bebê que apresenta doenças cardíacas congênitas e que necessita de correção cirúrgica imediatamente após o nascimento.

Implante de Pessário

O O Pessário é indicado para postergar o parto prematuro, devendo ser utilizado nas gestações onde a cérvix uterina necessita de reforço. Deve ser posicionado por profissional capacitado.

US 3D/ 4D com HD live

A A ultrassonografia 3d é a avaliação tridimensional do bebê, possibilitando ver detalhes da face do bebê e outras estruturas estudadas. O Us 4d, além da avaliação tridimensional, possibilita ver em tempo real a movimentação do bebê, como expressões na face. Pode ser realizado em qualquer fase da gestação, porém a época ideal é entre 26 a 30 semanas. A qualidade da imagem, depende da posição do bebê, posição da placenta e quantidade de líquido amniótico na bolsa.